Abordagem à Dor

A maioria das pessoas sentirá dor persistente no pé, em determinada altura das suas vidas. A dor que aparece no pé pode ser causada por vários tipos de lesões, problemas de saúde, incluindo (mas não limitado a):
- Artrite
- Esporões ósseos
- Joanetes
- “Calosidades”
- Pé plano
- Gota
- Unhas encravadas
- Fasceite plantar
- Entorses
- Tendinites
- Fracturas de stress
- Verrugas
- Utilização de calçado impróprio ou demasiada carga/tempo sobre os pés.

Um estudo recente nos Estados Unidos da América, 76% da população passa mais de quatro horas a pé por dia. A mesma percentagem referiu ter tido problemas nos pés nos últimos doze meses.

Dor no tornozelo
Dor no arco do pé
Artrite
Dor na planta do pé
Dor nos metatarsos – Metatarsalgia
Dor no dorso do pé

Nota: Para cada uma destas situações procure o seu Podologista ou o seu Médico. Não se automedique.

Dor no tornozelo
Dor recorrente ou persistente (crónica), mais comum na região lateral (de fora) do tornozelo, que se desenvolve após uma lesão como uma entorse do tornozelo.

A Sociedade Americana de Ortopedia do Pé e Tornozelo refere tratamento conservador e cirúrgico, ambos para aliviar a dor.
O tratamento conservador inclui:
- Medicação anti-inflamatória para reduzir o edema (inchaço).
- Fisioterapia para o reforço muscular, melhoria da amplitude de movimento, e melhoria na propriocepção da posição articular.
- Ortótese de tornozelo e/ou ortótese plantar
- Em caso de fractura, imobilização ou cirurgia para permitir a regeneração óssea.

Quase metade das pessoas que sofrem um entorse de tornozelo voltará a sofrer mais entorses e/ou dor crónica. Pode prevenir o desenvolvimento de dor crónica seguindo estes simples conselhos:
- Siga as instruções dos profissionais de saúde e complete o programa de reabilitação aconselhado.
- Não volte à actividade física até que seja autorizado a fazê-lo.
- Quando voltar à actividade desportiva utilize uma ortótese de tornozelo ao invés do “tape” ou ligadura: é mais eficaz na prevenção de entorses.
- Se usar calçado “tipo bota” com atacadores, ajuste-os apropriadamente e na totalidade.

Dor no Arco do Pé
A fasceite plantar é a inflamação de um ligamento espesso, fibroso, no arco do pé. A fáscia plantar tem origem no osso do calcanhar (calcâneo) e insere-se na base dos dedos. Se este ligamento for excessivamente esticado, ficará inflamado e começará a causar dor. A infiltração com cortisona poderá ser uma opção, mas deverá ser utilizada com cautela e perante o controlo da causa da fasceite, sob perda de perder a eficácia desejada.

O mais importante, no tratamento da dor resultante da fasceite plantar, é a redução das forças mecânicas que fazem com que a fascia seja demasiado esticada. Podem ser recomendados exercícios específicos e/ou ortóteses plantares; a medicação anti-inflamatória oral poderá ser útil no controlo da dor.

Artrite
A artrite no pé e tornozelo pode ser tratada de muitas formas incluindo:
- Fisioterapia e exercíco.
- Ortóteses e/ou ortóteses plantares; eventualmente calçado diferenciado.
- Aplicação de gelo.
- Massagens.
- Medicação anti-inflamatória.
- Vitaminas B6, B12 e ácido fólico.

Dor na Planta do Pé
As “calosidades” são a causa mais comum da origem da dor na planta do pé. O tratamento consiste na sua remoção periódica, na utilização de fármacos tópicos adequados, na intervenção adequada sobre a sua causa, nomeadamente sobre o excesso de pressão. Neste caso, a solução passará pela utilização de ortóteses plantares e, em casos muito severos, cirurgia.

Dor na planta do pé não associada ao descrito antes, pode ser resultado da inflamação de um tendão, artrite. A rigidez no primeiro dedo e na sua articulação com o metatarso (Hallux Limitus e Hallux Rigidus), sesamoidite (inflamação dos pequenos ossos existentes sob esta articulação) também são patologias que conduzem a dor na planta do pé.

Os tratamentos variam consoante cada caso individual; as técnicas para reduzir a dor incluem:
- Fisioterapia e exercícios específicos.
- Medicação anti-inflamatória.
- Ortóteses plantares e calçado adequado.
- Infiltrações

Joanetes
A maioria dos joanetes pode ser tratada sem cirurgia através de protecção adequada à área dolorosa, pela utilização de calçado adequado e de ortóteses plantares que diminuam a influência negativa de algum deficit biomecânico.

A cirurgia tem como objectivo o realinhamento ósseo, ligamentos, tendões e nerves, para que o primeiro dedo possa regressar à sua posição correcta. A manutenção da funcionalidade articular deverá ser a preocupação preponderante.

Dor no Calcanhar
A fasceíte plantar é comummente descrita como a inflamação do ligamento que abrange a planta do pé. A patologia pode ser frequentemente tratada com eficácia através de tratamento conservador; medicação anti-inflamatória, gelo, exercícios específicos, ortóteses plantares e fisioterapia.

Metatarsalgia
Metatarsalgia refere-se genericamente à dor na planta do pé, na região entre o arco e os dedos. A dor centra-se num (ou mais) dos cinco ossos (metatarsos). A dor gerada por neuromas (neuroma de Morton) faz também parte do conjunto de patologias que geram queixas de “metatarsalgia”.
Uma simples mudança de calçado pode resolver o problema. Em casos mais severos, podem ser necessárias ortóteses plantares para alinhar as estruturas do pé na posição correcta.

Dor no Dorso do Pé
Há várias causas para dor no dorso do pé. O tipo de dor e a sua localização ajudam o Podologista a determinar a causa.

O processo de extinção da dor pode ser ajudado com:
- Período de limitação de actividade
- Ferulização
- Ortóteses plantares funcionais