Pode consultar um Podologista para obter um diagnóstico e para tratar uma diversidade de problemas que afectam o pé e tornozelo. Deve contactar-nos se notar algo do que a seguir é descrito:

- Dor persistente nos pés ou tornozelos.
- Mudanças nas unhas ou pele.
- Fissuras, processo descamativo na pele do calcanhar, alterações da pele entre os dedos.
- Bolhas nos pés.

Se há sinais de infecção bacteriana, incluindo:
- Aumento da dor, inchaço, vermelhidão, sensibilidade, ou calor.- Raiado avermelhado que se dissemina desde a área afectada.
- Exsudado ou pús em qualquer área do pé.- Sintomas no pé ou tornozelo que não melhoram numa ou duas semanas de tratamento simples.
- Expansão de uma infecção de uma zona do pé para outra, tal como por baixo da unha, da unha em si ou dos tecidos que a rodeiam.

 

Feet


Outros motivos:
- Espessamento das unhas causa desconforto.
- Dor no calcanhar acompanhada de febre, vermelhidão (por vezes calor), “adormecimento”, sensação de formigueiro, dor persistente sem colocar pressão sobre o calcanhar.
- Dor que não alivia com a aplicação de gelo ou analgésicos comuns.
- Diabéticos com deficit circulatório que desenvolvam “pé de atleta”.


Nota: Existem alterações funcionais que podem ter origem nos pés e que causam diversos problemas, tais como canelites, fracturas de stress, diversas patologias nos joelhos, anca e coluna.

 O Podologista/Podiatra é o único profissional de saúde com o conhecimento que lhe permite abordar, a vários níveis, a saúde dos pés da população.

Para isso, diagnostica, trata, previne e educa as pessoas acerca dos seus problemas e patologias.
Longe da imagem clássica que se possa ter dele, o Podologista não exerce só as funções tipicamente associadas a um calista (intervenção em patologias de unhas e pele), mas também intervém em inúmeras áreas como a correcção de malformações congénitas ("pé plano, cavo e valgo") através do recurso a ortóteses plantares personalizadas entre outros, e tratamento das consequências dos problemas circulatórios e/ou neurológicos, tais como úlceras, infecções e outras patologias relacionadas com a pele dos pés, região do corpo especialmente delicada.

Podologista

A Podologia é uma ciência especializada da área da saúde com capacidade de intervenção nas mais diversas patologias que afectam o membro inferior e nas repercussões que daí advêm para a totalidade do organismo humano; trata a pessoas de todas as idades das patologias próprias do pé, desde o cidadão comum ao desportista de elite.
Para diagnosticar uma patologia, o Podologista utiliza Rx, ressonâncias, TAC, provas laboratoriais...
No membro inferior podem manifestar-se doenças como artrite, gota, problemas circulatórios, assim como outras patologias sistémicas, para as quais um diagnóstico precoce é primordial. Quando o Podologista detecta alterações que ultrapassam o âmbito da sua especialidade, colabora com inúmeros profissionais de saúde. É por este motivo que é um profissional indispensável nas equipas multidisciplinares das diferentes áreas da saúde.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook