O joanete é uma deformidade óssea causada pelo aumento da articulação, na base e de lado, do 1º dedo (Hallux), a nível da articulação metatarsofalângica. Os joanetes formam-se quando o dedo se desvia da orientação normal. O seu aumento e protuberância causam fricção e pressão no calçado. Com o passar do tempo, o movimento do 1º dedo pode fazê-lo sobrepor-se aos outros dedos ou ficar sob estes; a fricção, pressão e inflamação serão mais notórias. É comum que conduza a deformidades de outros dedos, como dedos em martelo.

Muitas pessoas com joanetes padecem de desconforto e dor devido à constante fricção e pressão no calçado; a pele fica vermelha e sensível. Como a articulação flexiona em cada passo, quanto mais inflamado, maior a dor sentida ao caminhar. Com o tempo, pode evoluir para bursite ou artrite, a pele da planta do pé pode ficar mais espessa e a locomoção pode tornar-se difícil - tudo contribui para a dor crónica. A utilização de calçado demasiado estreito é um factor precipitante para o aparecimento dos joanetes. Estes não são hereditários, mas há uma predisposição hereditária, frequentemente devido a variações estruturais. Lesões no pé, patologias neuromusculares, "pé plano", "pé pronado", podem contribuir para a sua formação. Estima-se que os joanetes ocorram em 33% da população dos países ocidentais.

Tratamento para joanetes
Como são deformações ósseas, os joanetes não desaparecem por si só. O objectivo do tratamento de joanetes é triplo: primeiro, aliviar a pressão e dor; segundo, parar o crescimento da deformação óssea; terceiro, manter ou melhorar a funcionalidade articular. Os métodos mais comuns para reduzir a dor e pressão causada pelos joanetes incluem:
- Aplicação de protecção e descarga para eliminar a fricção contra o calçado e ajudar a aliviar a inflamação e problemas na pele.
- Regularização da pele, removendo as queratopatias existentes.
- Mudar para calçado cuidadosamente escolhido, para acomodar o joanete e não o piorar.
- Ortóteses plantares (palmilhas) personalizadas com o objectivo de estabilizar a articulação e colocar o pé numa melhor posição funcional.
- Exercícios para manter a mobilidade articular e prevenir rigidez ou artrite.
- Férula para uso nocturno para melhorar o alinhamento articular. É frequentemente recomendado para adolescentes com desvio articular porque o desenvolvimento ósseo pode ainda ser adaptável.

Tratamento cirúrgico
Dependendo do tamanho, grau do desvio, e da dor, os tratamentos conservadores podem não ser adequados para prevenir uma evolução negativa dos joanetes. Deverá ser então realizado um procedimento cirúrgico para remover o joanete, realinhar o(s) dedo(s) e melhorar a sua funcionalidade.