Arco e Metatarsos

A dor na região entre o arco e os dedos é geralmente chamada de metatarsalgia. A dor habitualmente centra-se num ou mais dos cinco ossos (metatarsos) nesta região do pé. A metatarsalgia pode causar uma distribuição de peso anómala e pode ser causada por desequilíbrios funcionais, incluindo neuromusculares.

A metatarsalgia ocorre quando uma das articulações metatarso-falângicas se torna dolorosa ou inflamada. É frequente o desenvolvimento de calosidades sob articulações afectadas. A metatarsalgia pode ser também causada por artrite, lesão (desporto, acidente automóvel, stress repetitivo), superfícies rígidas (cimento, paralelo) e calçado específico (botas de segurança com sola rígida).

Uma simples mudança de calçado pode resolver o problema. Em casos mais severos, as ortóteses personalizadas podem aliviar a dor e prevenir a sobrecarga e compensar desvios biomecânicos/funcionais.

Fibromas plantares são tumores teciduais benignos que emergem na superfície plantar do pé. Ao contrário das verrugas plantares, que crescem na pele, estes localizam-se dentro de uma banda fibrosa de ligamentos - a fáscia plantar. A presença de fibromas pode causar dor ou pressão noutros componentes estruturais do pé que podem conduzir a outros problemas.

As medidas não cirúrgicas utilizadas no tratamento de fibromas plantares nem sempre são eficazes no alívio dos sintomas. Contudo, o tratamento cirúrgico pode conduzir a outras complicações como compressão nervosa ou o aparecimento de mais e maiores fibromas.

Um procedimento relativamente recente aplica a criocirurgia para fazer diminuir o tamanho dos tumores. Esta técnica permite uma recuperação rápida e os pacientes podem voltar a utilizar calçado normal em 24/48h após a intervenção.

O pé plano é uma anomalia comum da estrutura do pé. Em bebés, antes de começarem a caminhar, o arco longitudinal não está aparentemente desenvolvido e a aparência de pé plano é "normal". A maioria dos pés são flexíveis e um arco aparece quando as crianças conseguem ficar em "bicos de pé". O arco continua a desenvolver-se durante a infância e, na idade adulta, uma grande parte apresenta um arco "normal".

O pé plano é geralmente associado a excesso de pronação, uma "inclinação interna" do pé em direcção à linha central. Um par de sapatos de uma criança que prone em excesso, quando colocado lado a lado, inclina-se em direcção um ao outro (depois de terem sido utilizados o tempo suficiente para que a posição do pé tenha remodelado a sua forma).

Muitas pessoas com "pé plano" não têm dores ou outros problemas. Quando aparecem dores no pés, tornozelos, pernas  e/ou alterações na postura/marcha os pés deve ser avaliados com a brevidade possível (especialmente em crianças).

O pé plano adquirido num adulto, também conhecido por insuficiência/tendinopatia do tibial posterior envolve inflamação deste tendão. Esta patologia surge quando o tendão fica inflamado, tenso ou apresenta ruptura. Se não for tratado, pode conduzir a uma insuficiência severa e dor crónica. Os indivíduos com predisposição a tendinopatia do tibial posterior são aqueles que têm "pé plano" ou uma inserção anómala do tendão no pé.

Os tratamentos mais comuns consistem em medicação anti-inflamatória, gelo, fisioterapia, ligaduras funcionais e ortóteses. Nota: não se auto-medique.
As ortóteses plantares personalizadas (palmilhas) constituem o tratamento conservador por excelência pois permitem modificar e atenuar os desequilíbrios funcionais que estão na origem do problema. Em alguns casos poderá ser necessário recorrer a cirurgia para reparar o tendão e restarurar a funcionalidade normal. Nos casos mais severos, pode ser necessário intervir cirurgicamente sobre a estrutura óssea.

Os sesamoides são pequenos ossos (ossículos) que estão apenas ligados a tendões ou incorpor no músculo. Aparece em apenas alguns locais do corpo humano, um dos quais é o pé.

Dois sesamoides muito pequenos (aproximadamente do tamanho de um grão de milho) encontram-se na parte inferior do antepé, perto do Hallux (1º dedo do pé) - um no lado externo e outro do lado interno. Os sesamoides fornecem uma superfície lisa sobre a qual os tendões deslizam, aumentando assim a capacidade dos tendões de transmitir forças musculares. No pé, os sesamoides auxiliam na sustentação de peso e ajudam a elevar o Hallux.

Como outros ossos, os sesamoides podem fraturar. Além disso, os tendões ao redor dos sesamoides podem ficar irritados ou inflamados, o que é chamado de sesamoidite - uma forma de tendinite. A sesamoidite é uma patologia comum em atletismo, dança, basquetebol, voleibol, futebol, etc., devido às pressões exercidas sobre os pés.

Os sintomas incluem:
- Dor no Hallux ou imediatamente atrás deste, na planta do pé.
- Edema (inchaço) e hematoma.
- Dificuldade e dor ao movimentar o Hallux.

Geralmente não é necessário tratamento cirúrgico para tratar a sesamoidite.
Os tratamentos conservadores geralmente incluem:
- Interrupção da atividade física que causa dor e inflamação.
- Medicamentos para a dor e anti-inflamatórios. Nota: Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Gelo na planta do pé.
- Calçado com sola que forneça absorção de impactos e salto baixo.
- Técnicas locais de diminuição de pressão, eventualmente ortóteses plantares personalizadas (palmilhas) que podem também actuar sobre algum desvio funcional.

Se os sintomas persistirem, pode ser necessário não realizar carga entre quatro a seis semanas para dar o tempo necessário à recuperação dos tecidos.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook