Os arranques e paragens rápidas e uma série de movimentos laterais são características que fazem do ténis um desporto desafiante e de grande stress para os seus pés. Tanto os jogadores amadores como os profissionais estão sujeitos a lesões no pé e tornozelo, primariamente devido a repetidos movimentos laterais e a arranques e paragens bruscas.
O piso em “terra batida” ajuda o tenista a deslizar melhor e é considerado o piso mais seguro para se jogar ténis. O asfalto, cimento, derivados de borracha e carpete, não permitem deslizar e são mais agressivos para os pés.
As lesões mais comuns no ténis são as entorses de tornozelo, fracturas de stress, fasceítes plantares e “dedo do pé de tenista”. Se sentir dor recorrente ou persistente, contacte-nos para uma avaliação.
A melhor forma de prevenir lesões no pé é certificar-se que se encontra em boa forma física: inclui reforço muscular geral e flexibilidade; alongamentos musculares antes, durante e após jogar; beber muita água; utilizar calçado adequado.
Calçado para Ténis
O calçado utilizado no ténis necessita de fornecer muito amortecimento e absorção das forças de impacto, para lidar com todas as forças que actuam sobre os pés durante o jogo e fornecer-lhes estabilidade, bem como aos tornozelos. Assegure-se que escolhe calçado específico para desportos com raquete; o calçado de corrida, por exemplo, não fornece o apoio necessário para os movimentos laterais típicos do ténis. O calçado para ténis tem pontos de reforço específicos, absorção de impacto a nível do antepé e fornece estabilidade acrescida a nível do calcanhar (contraforte).
Quando comprar calçado para ténis, siga estes conselhos:
- Experimente o calçado com as meias que utiliza na prática desportiva.
- Prefira o final do dia, altura em que os pés estão mais volumosos.
- Deixe que os seus pés o guiem; escolha apenas o calçado que seja logo confortável na loja - não espere por um período de adaptação. Deve ter a sensação de apoio, amortecimento e flexibilidade com alguma resistência no calcanhar para uma melhor estabilidade.
- Caminhe pela loja com cada par que experimente e em chão duro, não alcatifado. Faça movimentos típicos de ténis incluindo saltos e mudanças rápidas de trajectória para testar o comportamento do calçado.