As mulheres tendem a passar mais tempo de pé em casa do que os homens, e usam salto alto no trabalho, o que agrava os problemas. A anatomia e circunstâncias específicas exigem precauções extra no que diz respeito aos pés e membros inferiores.
A seguir encontra alguns conselhos gerais para detalhes específicos da saúde dos pés das mulheres:
As mulheres grávidas necessitam de garantir que os pés estejam de boa saúde para prevenir dor e desconforto. Visto que o corpo passa por mudanças e adquire uma nova postura, deve-se escolher calçado com uma base de apoio larga que forneça a estabilidade necessária e absorva algum impacto. O peso do corpo adicional também requer mais suporte, para prevenir o "colapso" do pé.
A futura mãe pode ter algo mais do que os comuns "pés e tornozelos inchados", que podem agravar patologias existentes e promover inflamação ou irritação. A gravidez também despoleta a libertação de hormonas que aumentam a elasticidade ligamentar, que pode contribuir para a deformação do pé. Para ajudar a ultrapassar estes problemas, deve ser garantido diariamente tempo de repouso. Quando sentada, deve elevar os pés e pernas para ajudar a prevenir e a reduzir o inchaço. Não se sente por longos períodos de tempo. Se surgir algum problema, não hesite em contactar-nos. Contudo, o ideal seria um acompanhamento precoce, pelo menos desde o 1º trimestre da gravidez.
As mulheres em idade geriátrica têm geralmente mais problemas com os pés, frequentemente devido à atrofia da almofada adiposa plantar que tende a deteriorar-se com o processo de envelhecimento. Muitos dos problemas nos pés de mulheres mais idosas podem ser aliviados através da utilização de calçado com dimensões adequadas, que providenciem amortecimento e que se ajustem confortavelmente à forma do pé. Em alguns casos, o calçado feito de couro que "respira" pode também diminuir a possibilidade de irritação da pele.
Tipicamente, em Portugal, o calçado feminino é demasiado estreito e tem pouco volume interno para alojar convenientemente o pé. Cabe às consumidoras exigir mais e melhor para que aumente a oferta de calçado mais confortável.
A sola do calçado deve ser leve, com flexibilidade nos pontos adequados, com capacidade de absorção de impacto e anti-derrapante. O calçado de tacão baixo dá mais estabilidade, mais protecção para os pés e maior conforto. Como muitas mulheres de mais idade têm problemas circulatórios, há uma necessidade importante de manter os pés quentes no Inverno para evitar queimaduras pelo frio e frieiras. É fundamental que se movam e caminhem com frequência durante o dia para estimular os músculos e a circulação sanguínea.
As mulheres que usam diariamente meias de nylon expoem-se a uma série de problemas nos pés. O nylon não "respira" e o calor gerado e enclausurado pode conduzir a uma transpiração excessiva. Um ambiente quente e húmido é o local ideal para infecções fúngicas como o pé de atleta.
As meias de nylon mais económicas podem também causar problemas a nível do antepé, porque não permitem a expansão normal dos pés enquanto caminham, e podem puxar os dedos para trás consoante a meia suba. A compressão pode contribuir para unhas encravadas e dedos em garra, Se tiver de utilizar meias de nylon, ou similares, garanta que se adaptam confortavelmente ao pé. Limite o mais possível o tempo de uso e, tal como as meias comuns, devem ser lavadas após cada utilização.
As mulheres que utilizam salto alto convidam o aparecimento de patologias nos pés. O salto alto contribui para problemas nos joelhos e coluna, lesões debilitantes e quedas, encurtamento muscular posterior e uma forma de caminhar caricata, não natural. Com o tempo, os saltos altos podem causar mudanças suficientes nos pés que impossibilitem a sua função adequada. A maioria das mulheres admitem que o seu uso causa dores nos pés, mas que suportam o desconforto para parecerem mais altas, com mais estilo e mais profissionais.
Há formas de aliviar parte dos efeitos do uso abusivo de tacão alto. Pode-se limitar o tempo de uso alternando com calçado "baixo" de boa qualidade durante uma parte do dia. Não ultrapasse os 5 cm de tacão e certifique-se que as dimensões interiores do calçado são adequadas. Varie a altura do tacão sempre que possível de forma a usar calçado tão baixo quanto possível em cada situação. Por exemplo, há calçado feminino confortável e atractivo para actividades sociais e de trabalho.
De uma forma geral, o melhor calçado para mulheres:
- Calçado para caminhar com atacadores.
- Calçado com sola de borracha de boa qualidade.
- Tacão relativamente largo, tendo de altura não mais de 1,3 a 1,9 cm.