Os pés e mãos são a região corporal com mais glândulas sudoríparas (até 700 glândulas por centímetro quadrado). Os seus pés podem ter um odor desagradável devido a dois factores: utiliza calçado e os seus pés transpiram. A interacção entre a transpiração e as bactérias que se acumulam nas meias e sapatos geram esse odor. Qualquer tentativa de diminuir o odor dos pés tem de ter em conta esses dois factores: calçado e transpiração.
Os pés com persistência de cheiro desagradável podem ter como causa a hiperhidrose (transpiração excessiva), normalmente herdada e que afecta principalmente os indivíduos do sexo masculino. O stress, alguma medicação , a ingestão de líquidos e as mudanças hormonais podem também aumentar a quantidade de transpiração que o corpo produz.
Um odor persistente pode ser indicador de uma infecção discreta ou de um caso de hiperhidrose. Nestes casos, a nossa abordagem passa por controlar a transpiração e tratar a infecção.
Uma forma de electrólise chamada de iontoforese pode reduzir a transpiração excessiva dos pés, mas requer equipamento e experiência apropriada. Nos casos mais severos de hiperhidrose, pode-se inclusivamente recorrer a uma cirurgia que tem como finalidade diminuir a transpiração.
O odor desagradável pode ser controlado com algumas medidas preventivas:
- Utilize sempre meias em calçado fechado.
- Evite utilizar meias de nylon ou sapatos de plástico. Utilize calçado feito de couro ou outros materiais que deixem os pés "respirar".
- Lave os seus pés diariamente. Seque muito bem. Uma boa higiene mantém o nível de bactérias baixo.
- Mude as meias e sapatos diariamente.
- Verifique se os pés têm infecções fúngicas entre os dedos e na planta. Se detectar pontos avermelhados ou pele escamosa, procure tratamento logo que possível.
- Não utilize o mesmo para de calçado dois dias seguidos. Se utilizar frequentemente sapatilhas/tenis, alterne os pares de forma a que sequem antes de serem usados novamente (pelo menos 24h). Se o odor não desaparecer, lave-os ou descarte-os.
- utilize meias espessas, macias ou de fibra especial para manter a humidade afastada da pele.
Estas medidas preventivas podem prevenir o aparecimento de pé de atleta e outras infecções fúngicas. Estas não respondem positivamente a antibióticos, pois não são infecções causadas por bactérias, mas sim por fungos.
Procure-nos para o seu tratamento e prevenção e para o controlo da transpiração excessiva (quando for o caso).