Crianças com pés fortes e saudáveis evitarão, mais tarde, muitos tipos de problemas nos membros inferiores e restante organismo que possa ser afectado por uma incorrecta funcionalidade. Por isso é que é importante que se inspeccionem os pés das crianças periodicamente.

Recém-nascidos
O tamanho e forma do pé de um bebé muda rapidamente durante o primeiro ano. Como os pés são muito flexíveis, pressão em demasia ou torções podem modificar a forma dos pés. É importante que o bebé possa chutar e esticar os seus pés livremente. Tenha a certeza que os sapatos e meias não apertam os dedos.

Gatinhar
Não se deve forçar uma criança a caminhar antes de estar apta a fazê-lo. Algumas começarão a fazê-lo em bicos de pé, ou de outra forma diferente do que se poderia esperar. A maioria ultrapassará rapidamente estas formas de caminhar atípicas. De qualquer forma, estas e outras anomalias, quando detectadas cedo, podem ser tratadas mais facilmente.

Em caso de necessidade de Tratamento
Para tratar os pés planos, poderá ser necessário recorrer a ortóteses plantares e, eventualmente, a calçado apropriado. Para tratar desvios dos pés ("para fora" ou "para dentro"), além do descrito, poderá ser explicado a atenção a ter na postura que a criança adopta quando está sentada, etc...

A estrutura básica óssea do pé revela-se aos 7-8 anos. Contudo, uma lesão nas placas de crescimento, pode provocar anomalias severas. Este risco pode ser reduzido com um bom acompanhamento profissional no caso de algum problema.

Lembre-se de verificar frequentemente o tamanho do calçado. Certifique-se que há espaço entre os dedos e a ponta do calçado de forma a que este se mexam livremente.
Não permita que utilize calçado previamente usado.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook