forex trading logo

A maioria das pessoas não faz ideia da pressão tremenda a que sujeitam os seus pés enquanto se exercitam. Por exemplo, um corredor de 70Kg exerce mais de 150 toneladas de força sobre os seus pés durante uma corrida de 5Km.


Entrada Verrugas
Verrugas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As verrugas podem ter várias formas e aparecerem em diversos locais do corpo, nomeadamente dedos, planta e dorso do pé. Pode existir apenas uma ou várias, isoladas ou em “mosaico”. São frequentemente confundidas com outras alterações da pele, como os denominados “calos”. Apresentam usualmente uma forma circular e saliente, com um espessamento da pele, podendo também apresentar pequenos pontos escuros. São frequentemente dolorosas, podendo crescer de forma rápida e eventualmente disseminarem-se.As verrugas são causadas por diversos tipos de papiloma virus. O vírus tem maior possibilidade de penetrar na pele quando esta tem alguma lesão.

A maioria das pessoas crê que as verrugas “se apanham” nos balneários, especialmente os das piscinas e no próprio pavimento que rodeia a piscina. Contudo, apenas um estudo científico demonstrou que quem frequenta piscinas tem probabilidade acrescida de vir a apresentar verrugas. Outros estudos não apresentaram nenhuma relação de causalidade.
O papiloma vírus encontra-se com frequência em inúmeros locais. Eventualmente mais ainda em balneários e instalações circundantes de piscinas. Contudo a probabilidade de infecção, se a pele estiver intacta, é mínima. Para se minimizar o risco, deve-se utilizar chinelos nos balneários.

Verruga

O que se deve fazer quando se detecta o que poderá ser uma verruga?
Deve-se consultar um Podologista para confirmação do problema e para o seu tratamento.
A terapêutica é variável e depende da localização, tipo e estado geral do paciente. Apesar de as verrugas causarem muito frequentemente um elevado incómodo e dor, é também possível aplicar um tratamento que possibilite que o paciente possa manter quase inalterada a sua rotina diária, incluindo trabalho e/ou desporto.
Antes e durante o tratamento devem-se adoptar medidas que visem evitar a disseminação das verrugas no próprio paciente, bem como a transmissão do vírus a terceiros.

Por Romeu Araújo, Dr.

 

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?
 

Facebook



Recentes

Populares


©2012 Copyright Podologista.com

Todos os Direitos Reservados